Conheça capela centenária que pertenceu ao Seminário e festeja Nossa Senhora Aparecida em maio 525l16

Capela de Nossa Senhora Aparecida fica bairro Faisqueira, em Pouso Alegre. Obelisco datado de 1930 tem imagem de Nossa Senhora Auxiliadora. g4j6c

Nayara Andery / 22 maio 2025

O coração do bairro Faisqueira abriga uma capela centenária, a de Nossa Senhora Aparecida. O local em Pouso Alegre tem um obelisco datado de 1930. Um detalhe curioso é que essa igreja celebra o dia da padroeira do Brasil, no último domingo de maio, ao invés de 12 de outubro.

A capela já pertenceu à casa de férias do Seminário Arquidiocesano, até meados do século XX. O obelisco é o único registro histórico, já que não há documentos que comprovem a data de construção da capela.

Ela era vinculada à Catedral, que na época era a única paróquia de Pouso Alegre. Em 1975 foi criada a Paróquia Nossa Senhora de Fátima. A paróquia ou a abranger o bairro Faisqueira devido à proximidade. Ela ou a ser a responsável pela capela.

O bairro Faisqueira ganhou a criação da Paróquia São Francisco e Santa Clara em 4 de outubro de 2015, para a qual a capela foi transferida. O ex-coordenador da capela, Arley Martins, de 62 anos, cita que cresceu ao lado da igreja.

A família dele sempre cuidou do local. Ele se recorda de quando o local era zona rural, sem energia elétrica e água encanada. Na época de festa, os moradores acolhiam os devotos da região com fé e gestos solidários.

“Quando devotos de Borda da Mata e cidades vizinhas vinham para a festa de Nossa Senhora Aparecida, a comunidade se unia para trazer água para eles. Tínhamos que pegar latões de 50 litros dos produtores de leite, ir até a mina e encher de água e trazer para servir.”

Ele se recorda da mãe ar as toalhas do altar. “Naquela época eram toalhas de linha, difíceis de ar. Ela usava ferro com sabugo. Às vezes caía alguma cinza. Ela e meu pai cuidavam daqui e sempre foram devotos, sempre cuidamos daqui. Aprendi com eles e tenho muito amor por Nossa Senhora Aparecida e essa capela.”

O templo de traços simples e acolhedor mantém características originais, lembra o pároco Elton Ribeiro. Ele fala que as imagens do altar são as do surgimento da capela. As únicas imagens mais recentes são as de São Francisco e Santa Clara, colocadas no altar assim que o Faisqueira ganhou uma paróquia própria.

Celebração da festa da padroeira do Brasil em maio vy5m

A singela capela do Faisqueira tem sua festa celebrada pela comunidade o fim de maio. A maioria das paróquias, igrejas e capelas do Brasil que levam o nome de Nossa Senhora Aparecida, festejam a padroeira em 12 de outubro.

O motivo da festa na capela ter data diferente é a sua história. “Como ela pertencia ao seminário, era vinculada e a Nossa Senhora Auxiliadora. Essa é a padroeira do nosso seminário e é celebrada em 24 de maio.” O obelisco no pátio da igreja tem a imagem de Nossa Senhora Auxiliadora.

Capela Nossa Senhora Aparecida, em Pouso Alegre. Imagem arquivo Paróquia São Francisco e Santa Clara.

Festa e funcionamento da igreja 6ivq

A festa da capela começa nesta sexta-feira (23/05) e d. A missa será às 19h30, seguida por show de prêmios e barracas de salgados, caldos, espetinhos e bebidas.

No sábado (24/5) tem missa às 19h, seguida de festa. A procissão será às 6h de domingo (25/5), com saída da Paróquia Nossa Senhora de Fátima, em direção à capela. A missa será às 8h. Um almoço será servido às 12h e depois tem show de prêmios.

O pároco explica que a igreja está aberta todos os dias, ao público. As missas aos domingos são celebradas às 9h. Durante a semana a capela sedia catequese, grupos de oração e atividades da comunidade, a partir de 19h.

Capela Nossa Senhora Aparecida, no bairro Faisqueira, em Pouso Alegre. Imagem Nayara Andery.

Mais Lidas 4a266o