Ícone do site Terra do Mandu – Notícias de Pouso Alegre e região

Hemocentro de Pouso Alegre tem queda de 60% das doações de sangue 5p2z9

355m4e

A Fundação Hemominas emitiu alerta de situação crítica nos estoque de sangue em Minas Gerais. Pouso Alegre teve queda de 60% nas doações, até a última semana. O período de tempo seco e frio acentua a queda de doadores.

A queda representa risco a pacientes atendidos em hospitais de todo o estado, que precisem de bolsas de sangue. O site da Hemominas mostra a situação de cada tipo sanguíneo, por data.

Nesta quinta-feira (22/05), quatro tipos sanguíneos estão em situação crítica de estoque. São O+, O-, A+ e A-. Tem estado de alerta para os tipos B- e AB-. O tipo B+ segue com estoque adequado, enquanto o tipo AB+ é o único com estoque estável.

Como doar sangue 35411

Uma doação de sangue pode salvar até quatro vidas. A doação pode ser feita em qualquer Hemocentro no estado. O Hemocentro de Pouso Alegre está localizado na Rua Comendador José Garcia, 846, perto do Hospital das Clínicas. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 11h30.

Para doar sangue é preciso ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 50 kg, estar em boas condições de saúde, ter descansado no momento da doação e estar bem alimentado. Quem tem tatuagens, piercings ou faz uso de medicamentos regularmente pode doar sangue desde que se encaixe nos critérios definidos pela Hemominas.

A doação pode ser agendada, para agilizar o atendimento. O agendamento pode ser feito pelo site Hemominas, pelo aplicativo MG App – Cidadão, pelo WhatsApp (31) 4042-7157 ou e-mail doesangue@hemominas.mg.gov.br.

Mulheres podem doar sangue até três vezes por ano. Para homens, o intervalo entre as doações é menor. Eles podem doar até quatro vezes ao ano.

“Cabe lembrar a importância da hidratação para a realização da doação, já que o clima segue muito seco, e a ingestão de poucos líquidos pode ocasionar inaptidão nos candidatos”, reforça a Fundação Hemominas.

Sair da versão mobile